Pular para o conteúdo principal

Neurotransmissor de Recompensa


Neurotransmissor de Recompensa
Tem-se em Lorena Santiago Melo a formula magica da fisioterapia onde ela tem a capacidade de transformar um exercício em geração de energia como recado ao cérebro. Isto feito, explicado e exigido tem efeito de restabelecimento, diferença sentida com a sequencia do tratamento, na alegria do paciente na reabilitação, e no sorriso afetivo de Lorena.

Essa troca de alegria é a felicidade que se realiza em 45 min e que tem uma duração que se fortalece todas as sextas feiras. É para mim um novo começo de semana e não o fim. Ela não muda o calendário, mas muda seu sentimento em relação ao dia, dando a sexta uma nova conotação, no lugar de fim surge uma retomada pelo prazer da fisioterapia. É o afeto agregado ao trabalho, gerando ao lazer de final de semana uma nova manifestação de entusiasmo.
Tenho um amigo que afirma que a melhor invenção do americano foi à coca cola. Isto me levou a uma reflexão que o afeto como interface entre o trabalho e a fisioterapia foi Lorena Santiago Melo.
Essas afirmações aparentemente parecem serem dotadas de exagero, no entanto ainda são pequenas coisas no caminho ardo de quem acredita no seu trabalho. Assim afirmo porque faço parte desse trabalho como paciente, na labuta com uma equipe multidisciplinar. Sendo parte do otimismo, da fé que norteia as nossas atividades sejam elas individuais ou coletivas. C.S.Lewis estava coberto de razão ao afirmar: [Eu] Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que não os há. O nosso ir faz o caminho.
O nosso otimismo no caminho é fruto do conhecimento cientifico que você repassa de duas formas. Com suas explicações nas conversas rotineiras; e com a miscigenação das palavras ditas de maneira afetiva e admoestativas.
É colocando em pratica a difícil tarefa de executar igual e simultaneamente o chamado “neurotransmissor de recompensa”; na aplicação concomitante que gera a miscigenação de palavras enérgicas e afetivas como: você consegue, siga, puxe, vá em frente, força, mais força, me puxe, segure firme, anda, e respire... Numa sequencia cronológica crescente levando o paciente a secreção de dopamina o que lhe proporciona a sensação recompensadora de uma injeção de energia. 
Assim são as minhas manhãs de sextas feiras...
  





Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGINE

Imagine “um carro velho sem freio” descendo a ladeira, com um parkinsoniano cheio de uísque na cabeça. Não se lembra mais de pesquisa, de reza, com os pés e as mãos tremendo que só vara verde. Lia e relia o texto nem fé nem a ciência, despertava em si absolutamente nada a não ser a sensação agradável do álcool levando-o aos maravilhosos mundos das resoluções inexistentes, das vitorias que nunca aconteceram, das conquistas mirabolantes, das paixões desenfreadas e das derrotas irrevogáveis.
E o carro velho descendo em disparada a ladeira parecia um processo natural de desmonte, num túnel do tempo, pedaços caiam ao longo da descida, parafusos soltavam, para choque arrastava no asfalto originando um zumcrido simultaneamente com uma poeira preta do atrito da roda com a borracha do pneu, espalhando odor de coisa queimada, cachorro latindo, meninos correndo atrás levando dezenas de curiosos acompanhando a pé, de moto, bicicleta, carros, provocando euforia e curiosidade dos residentes da ladei…

LANÇAMENTO

O livro narra a trajetória de Domingos Sávio nos dois primeiros anos da Doença de Parkinson. As descobertas e os medos que se apresentam a um paciente com uma doença progressiva e degenerativa são revelados a cada capitulo, em um caminho resiliente e admirável. O Livro não contem informações patológicas sobre a doença, mas sim emoções e fatos cotidianos elevando o conteúdo a dimensão complexa porém com entendimento mais flexível. O Leitor encontra o livro na:  Localizado em:Natal Shopping
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2234 - Candelária, Natal - RN, 59064-000 Telefone(84) 3025-7902.
Na Editora Ideia Fone 83 3222-5986 WWW.ideiaeditora.com.br Contato: parkinsonianorn.blogspot.com
                dsavio.ac@gmail.com